quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dica de DVD

Abraços Partidos
       Minha dica de hoje é um filme não tão novo assim, o assisti a uns dois meses mas não poderia deixar de indicá-lo aqui, pois creio ser um filme que vale a pena assistir. O filme é Los abrazos rotos(Abraços Partidos em português) do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, com estonteantemente bela Penélope Cruz em uma atuação brilhante, e Lluis Homar também em ótima atuação.
      A trama se desenvolve primeiro no entorno do escritor cego Harry Caine, que professa logo no início do filme que  adotou o pseudônimo de Harry Caine(Lluis Homar) para assinar seus escritos, roteiros e outras peças literárias. O nome real, Mateo Blanco, ele usa quando dirige seus filmes. Depois de um grave acidente, do qual ele sobrevive, mas com perda de sua visão, ele entende que Mateo Blanco morreu. Após o anúncio da morte de um importante empresário, certo ar de mistério e de segredos velados perpassa a trama, que fica evidenciado na conversa de Harry Caine com sua fiel produtora e amiga Judit(Blanca Portillo) ao comentar a morte do empresário. 
        O filme se desenvolve então por meio do personagem principal contando sua história para Diego(Tamar Novas) filho de Judit, que se diz cansado dos segredos velados que acompanham sua vida, cabe salientar que Diego é o digitador e acompanhante pessoal de Caine, por isso os três personagens formam um núcleo familiar moderno na trama. É no passado de Caine, quando ainda era o cineasta Mateo Blanco que surge em cena a bela Lena(Penélope Cruz) atriz de uma comédia que o cineasta pretendia rodar. Neste momento o filme entra em um universo de meta linguagem cinematográfica, por se tratar dos bastidores de um filme sendo rodado em outro filme, com pequenas mudanças de temporalidade entre o passado e o presente do protagonista. Então o espectador se depara com uma história repleta de sentimentos lancinantes como obsessão, paixão, traição e vingança.
       Muitos mistérios serão revelados, alguns esperados outros até mesmo surpreendentes... um tom de estranheza perpassa a história como se aquilo muitas vezes não parecesse real, mas com um rigor estético para mim bem objetivado de acordo com a linguagem ao meu ver escolhida por Almodóvar, porém não me estenderei em juízos de valor, deixo para o leitor fazê-lo. E é claro postem seus comentários sobre o filme depois, sua opinião é muito importante!

Obs: O filme é um drama cadenciado e com uma narrativa lenta!                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário