quinta-feira, 7 de julho de 2011

Fernando Pessoa

Presto minha homenagem hoje, ao na minha modesta opinião maior poeta da língua portuguesa, trata-se de Fernando Pessoa(1888-1935). Como poeta desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterônimos, sendo ele principal irradiador da heteronimia auto-denominou-se um "drama em gente". Seus principais heterônimos são Alberto Caieiro,Álvaro de Campos e Ricardo Reis, além do semi-heterônimo Bernardo Soares. Ao contrário do que se possa imaginar,os heterônimos não são meramente nomes fictícios do autor,pois possuem personalidade bem delineada.Pessoa destacou-se na criação heteronômica,segundo seus estudiosos entre heterônimos, pseudônimos e poetas mediúnicos contam-se 72 nomes. Além de escrever por heterônimos, usava também seu ortônimo para escrever por ele mesmo. Postarei agora poemas dos seus principais heterônimos, além é claro de Fernando Pessoa ele mesmo.        



Se depois de eu morrer
                            por Alberto Caieiro
Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.

Sou fácil de definir.
Vi como um danado.
Amei as coisas sem sentimento nenhum.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as coisas são reais e todas diferentes umas das outras;
Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.

Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o único poeta da Natureza.

 Apontamento
  por Álvaro de Campos 
A minha alma partiu-se como um vaso vazio.
Caiu pela escada excessivamente abaixo.
Caiu das mãos da criada descuidada.
Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso.
Asneira? Impossível? Sei lá!
Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu.
Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.
Fiz barulho na queda como um vaso que se partia.
Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada.
E fitam os cacos que a criada deles fez de mim.
Não se zanguem com ela.
São tolerantes com ela.
O que era eu um vaso vazio?
Olham os cacos absurdamente conscientes,
Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles.
Olham e sorriem.
Sorriem tolerantes à criada involuntária.
Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas.
Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros.
A minha obra? A minha alma principal? A minha vida?
Um caco.
E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou ali.

Não só vinho    
   por Ricardo Reis
Não Só Vinho
Não só vinho, mas nele o olvido, deito
Na taça: serei ledo, porque a dita
É ignara. Quem, lembrando
Ou prevendo, sorrira?
Dos brutos, não a vida, senão a alma,
Consigamos, pensando; recolhidos
No impalpável destino
Que não 'spera nem lembra.
Com mão mortal elevo à mortal boca
Em frágil taça o passageiro vinho,
Baços os olhos feitos
Para deixar de ver.

AUTOPSICOGRAFIA
          por Fernando Pessoa (ele mesmo)
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

36.
   por Bernardo Soares
São as pessoas que habitualmente me cercam, são as almas que, desconhecendo-me, todos os dias me conhecem com o convívio e a fala, que me põem na garganta do espírito o nó salivar do desgosto físico. É a sordidez monótona da sua vida, paralela à exterioridade da minha, é a sua consciência íntima de serem meus semelhantes, que me veste o traje de forçado, me dá a cela de penitenciário, me faz apócrifo e mendigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário