quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estamos voltando a censura?




         A pergunta acima citada refere-se a um ataque grave ao direito da livre expressão artística, e do direito de protesto do cidadão contra as autoridades politicas que nos representam no estado. O deputado Geovani Cherini (PDT) encaminhou quando ainda era presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul uma denúncia ao MP contra o músico Tonho Crocco(ex Ultramen), que resultou em processo de crime contra honra pelo vídeo do rap "Gangue da Matriz", no qual cita o nome dos 36 deputados que votaram o aumento do seu salário em 73% em dezembro de 2010.
 Atualmente deputado federal, Cherini encaminhou uma representação ao Ministério Público para que analisasse o vídeo divulgado pelo músico e, caso necessário, tomasse providências. Na representação, Cherini afirmou que “eleito pelos deputados estaduais como representante do povo gaúcho”, expressava sua “insurgência contra a manifestação espúria de Antonio Crocco, que enseja o presente pedido de providências ao Ministério Público Estadual”.
          Tonho Crocco recebeu nesta semana uma intimação para uma audiência preliminar no dia 22 de Agosto, da qual Cherini também vai participar. Atordoado o músico manifestou-se através de seu site http://www.tonhocrocco.com/novo/index.php?main=blog_view&id=15 criando o Manifesto contra a censura e pela liberdade de expressão em que os internautas poderão escrever seus depoimentos através do Twitter e email, que serão colocados no site e nas redes sociais. Além disso está havendo uma grande mobilização via Facebook para que as pessoas compareçam dia 22 de Agosto as 15 hs no evento #Free Tonho Crocco em frente ao Foro Central da Comarca de Porto Alegre, que se localiza na Rua Márcio L Veras Vidor, nº 10, Praia de Belas, para solidazar com o músico.  
        Observação o deputado que moveu ação nem foi citado na música, está com medo de quê? Será que tem medo de novos protestos artísticos quando algo estourar envolvendo seu nome? Ações como essa visam desestimular os protestos e a atuação da sociedade na política cobrando seus direitos, querem acuar o cidadão através do abuso de poder. A política é um ato social que todo agente social realiza ao interagir com o meio em que vive, porque então coibir a manifestação artística em torno de algo que aconteceu de fato?   Punir em três estatutos do código penal um artista por exercer sua liberdade é um absurdo tão grande quanto o aumento de 73% do salário. 
       Galera vamos nos manifestar da mesma forma que o Tonho Crocco, mas não só pelas redes sociais vamos comparecer e provar a nossa força, nós cobram o voto de 4 em 4 anos obrigatoriamente, agora é hora de nos cobrarmos uma atitude mais ética de nossos deputados. E continuem divulgando via facebook, orkut, twitter e demais redes sociais!

Um comentário: