quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dica de leitura

FILOSOFIA PARA QUEM NÃO VAI SER FILÓSOFO
Luis Fernando Munaretti da Rosa

Filosofia

Páginas: 80
ISBN: 9788586225536
Publicação: 2007
Formato: 14 cm x 21 cm

           



             

             Filosofia para quem não vai se filósofo é um ótimo livro para curiosos sobre os questionamentos da filosofia, para estudantes iniciantes em filosofia acadêmica, como também para orientar o trabalho de professores da educação básica a tornar sua prática mais acessível aos estudantes, podendo ser usado como ferramenta na educação dos alunos de Ensino Médio.
           O livro é bastante sintético, se propondo a introduzir o leitor no mundo da filosofia e em seus principais conceitos. Primeiro é dado uma breve explicação de qual o objeto de estudo da filosofia (se é que isso pode ser definido) e qual a sua real utilidade para nós, desmitificando alguns conceitos sobre a figura do filósofo. Depois são abordados brevissimamente os principais períodos históricos e paradigmáticos da filosofia e sua forma de enxergar a realidade. O autor faz ainda uma colocação sobre os principais campos de estudo da filosofia e suas relações como outros campos de conhecimento. No final o autor aponta a necessidade de pensarmos e repensarmos constantemente nossa realidade, demonstrando assim como a filosofia está intrinsecamente ligada a consciência humana e necessidade problematizadora desta existência.
           Apesar de sua linguagem acessível para leigos, o texto do autor demonstra um rigor conceitual na forma de tratar os principais temas da filosofia, não vulgarizando a sua essencialidade. Por isso, que Filosofia para quem não vai se filósofo serve para todo e qualquer tipo de leitor, pois todos nós acadêmicos de filosofia ou não,nos deparamos em determinados momentos de nossa vida com reflexões que nos fazem questionar nossos conceitos de ética, verdade, realidade e outros tantos temas encapsulados na nossa existência.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário