sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pitaco Musical 2ª edição

Pata de Elefante - Na Cidade

        O pitaco musical de hoje é uma banda estritamente roqueira no sentido original do termo, como geralmente se imagina o Rock`N`Roll guitarra, baixo e bateria, trata-se da Pata de Elefante banda de rock instrumental do meu estado Rio Grande do Sul. É isso mesmo uma banda de rock instrumental, algo bastante incomum ao grande público, eu próprio como poeta sempre fui muito ligado as letras das músicas, e recebi a banda com certo preconceito logo quando conheci com  provalvelmente 15 ou 16 anos. Todavia depois de escutar o som visceral, e fazer uma audição com os ouvidos mais apurados você percebe que além do som ser muito agradável,criativo, ele ainda fala por si só.
       A Pata de Elefante é um trio musical composto por Daniel Mossmann(guitarra e baixo), Gabriel Guedes(guitarra e baixo) e Gustavo Telles(bateria) que começou a tocar em 2002 na noite porto alegrense, e gravou três discos desde já, colecianando shows pelo território nacional e ganhando premios como VMB em 2009 como melhor banda de rock instrumental. O primeiro disco da banda "Pata de Elefante" foi lançado em 2004 pela Monstro Discos, que também lançou em 2006 "Um olho no fósforo outro na fagulha", já o último "Na Cidade" foi lançado pela Trama Vrtual.             
       Falarei mais especificamente do último albúm da banda "Na Cidade" o terceiro de sua carreira, que acabou de ganhar o maior premio da música gaúcha, o Açorianos de melhor disco instrumental. Pra quem vive a noite roqueira de Porto Alegre, ou simplesmente conhece a cidade fica bem claro na audição das músicas os sons ruidosos, os cheiros nem sempre agradáveis, as imagens dos lugares marcantes por onde passamos e os perrengues e as delícias de viver a noite na capital. Apesar de o albúm nos mostrar na capa  e em faixas como "Pesadelo no bambus" se tratar de POA a cidade tratada no título, o albúm refere-se a coisas que acontecem e podem acontecer em qualquer grande metrópole urbana. Faixas como "Psicopata", "Sai da frente" mostram um pouco disso. A faixa "Reforma no banheiro" nos faz adentrar num universo angustiante e ao mesmo tempo divertidíssimo.
        Já estou escrevendo demais sobre o disco deixo agora ao meu leitor, que goste de rock, e queira ter uma experiência auditiva diferente aflorando sua sensibilidade musical, que ouça "Na Cidade" e tire suas próprias conclusões. E a melhor notícia você pode escutar este albúm de graça baixando no site da gravadora Trama Virtual, (aliás é o segundo albúm que você pode baixar de graça que indico) através do http://albumvirtual.trama.uol.com.br/album/1128131230. Para mais informações sobre a banda, agenda de shows e baixar os outros dois albúns acessem http://patadeelefante.com/pata/home.php.
       Comentem sobre este pitaco, e mandem seus próprios pitacos para este blogueiro, os comentários estão liberados agora para qualquer um, devido a um pequeno erro meu só estavam liberados para seguidores,mas isto já foi solucionado. Bons sons para todos e um grande fim de semana repleto de poesia a todos!!!